Muitas viúvas negam o seu corpo, têm vergonha e tentam se esconder de si mesmas a sua sexualidade. A sexualidade que vou me referir aqui diz respeito a sua relação com si mesma e sobre as suas escolhas em relação ao seu corpo. Vem comigo descobrir o que você quer com a sua sexualidade?
Afinal, porque as viúvas tem vergonha da sua sexualidade?
Medo dos Julgamentos
Existe a preocupação com julgamentos, o que leva as mulheres a terem uma postura mais discreta e recatada só para não ser julgada pela família ou pela sociedade.
Ou seja, muitas mulheres desejam ser “invisíveis” aos olhos do outro pelo medo e pelo receio de que suas atitudes venham ser apontadas pelas outras pessoas como inapropriadas.
Eu percebo que existe um tabu na nossa sociedade que, depois da perda, a mulher precisa ficar no seu canto. Na nossa sociedade as mulheres infelizmente ainda convivem com um machismo velado e alguns preconceitos.
Além disso, muitas pessoas olham para a viúva e a colocam como “coitada”. Mas, você não é nem uma coitada não, você é uma mulher batalhadora e incrível. Não pense menos de você.
Não tem como não sofrer e nem como não chorar, afinal, você perdeu o seu companheiro e sentir a dor da perda infelizmente faz parte do processo.
A questão é que aos poucos você pode buscar formas de se fortalecer e se conhecer, como a psicoterapia. Depois da perda os teus planos mudam e isso envolve passar por um processo de redescoberta de quem você é e o que você quer para a tua vida.
Sexualidade: o corpo é seu
Mesmo que você não queira ter mais parceiros ao longo da sua vida, é importante ressignificar a sua relação com você e com seu o corpo. Afinal, O CORPO É SEU. Você não precisa ter vergonha de você.
A vida é sua. Você é livre para descobrir o que você quer com o SEU corpo. Você não está prejudicando ninguém e nem está roubando.
A única pessoa que sairá prejudicada nessa história é mesma quando se anula pelo medo dos julgamentos da sociedade. Quem realmente ama e apoia você vai estar com você e não vai querer te prejudicar.
Você tem desejos. Não há nada de errado nisso e nem é vulgar. Permita-se.
E se não quiser nada? Está tudo bem
É VOCÊ QUEM DECIDE mesmo. Porém, não deixe de viver e se redescobrir das formas que você achar que faz sentido para a tua vida por receio da opinião dos outros ou por vergonha de si mesma.
Para concluir o artigo: viúvas e a vergonha de sua sexualidade
Se estiver com dificuldade para lidar e para se redescobrir depois do luto e, se não está dando conta sozinha, procure um psicólogo(a). Você NÃO É UMA SUPER-HEROÍNA e está tudo bem precisar de ajuda.
Esse post fez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse que vão te ajudar. Lá também você pode compartilhar com outras mulheres como está sendo esse processo para você.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.
Deixe um comentário