Luto como um tabu? Precisamos falar sobre a morte

 

Por que o luto é um tabu? Precisamos falar sobre a morte.

 

Tabu é tudo aquilo que as pessoas não querem falar e se tem medo. É o que a sociedade deixa de lado para não ter muito contato. É o tal do “se falar, bate na madeira para não acontecer nada de ruim”.

 

É justamente isso que torna o luto um tabu. A morte e o luto são assuntos que a sociedade teme. Afinal, causa dor, angústia e lembra cada pessoa o quanto ela é frágil.

 

O luto também lembra que um dia você e todas as pessoas que você ama vão morrer. Falar acerca desse assunto é visto como algo cruel demais. Então, socialmente se evita falar sobre coisas que causam sofrimento.

 

Os efeitos disso é que muitos enlutados sentem que as pessoas se afastaram dele depois da morte do seu ente querido.

 

Isso acontece porque o enlutado se torna um tabu. O enlutado fala sobre a perda e quem está perto dele fica com aquele sentimento ruim que não sabe explicar. Mas, que no fundo, é o medo de que um dia vai passar por isso também.

 

É por isso que educar as pessoas a acolherem aqueles que perderam alguém se torna tão importante. Um dia é o outro que passa por isso, mas um dia vai ser você e a sua família.

 

E, como você quer ser acolhido nesse momento? Eu garanto que com respeito e com acolhimento.

 

Como psicóloga eu atendo enlutados e percebo a necessidade de falarmos mais enquanto sociedade sobre o luto e sobre a morte.

 

Além de atender e trabalhar com enlutados na clínica, também quero ajudar com o meu conhecimento e com a minha experiência a levar mais informações e acolhimento as pessoas que estão passando pelo luto e também para aquelas que ainda um dia vão passar.

 

Então, aproveita e compartilha esse texto com as pessoas que você conhece. Já passou da hora de começarmos a falar mais sobre esse tema e quebrar o tabu do luto.