Com a pandemia, as pessoas não estão podendo de se despedir de maneira decente dos seus familiares e isso traz consequências, como o sentimento de culpa. E, o que fazer perante a essa realidade? Como lidar com o luto por Covid-19?
Muitos acham que falar sobre a morte é um desrespeito ao cenário da vida, ao mantra “viva la vida” e, portanto, trata de assunto censurado que deve ser ignorado ou evitado. Mas, isso evita a morte? Não. E é por isso que precisamos falar sobre as perdas.
Luto na pandemia COVID-19
Mortes são vistas como números
O luto na pandemia causa um sentimento de revolta. Os noticiários relatam o aumento do número dos casos de mortes, mas particularmente não vejo um acolhimento às famílias.
E, quando tem, é algo muito sensacionalista, para expor o sofrimento do outro para reter audiência. Isso é um grave problema e desrespeito as famílias.
Rituais de despedida
Os rituais são extremamente importantes. Eles fazem parte da nossa cultura desde o período primitivo. Quando eles são tirados, quando eles mudam de uma hora para outra, parece que algo falta. E não, você não está louco por acreditar que algo está faltando.
Os rituais fazem parte e sempre fizeram da nossa cultura, e arrancá-los do nada causa efeitos e um sentimento de que algo ficou faltando, de não fechamento. Inclusive alguns enlutados tem um sentimento de que a pessoa vai voltar.
A maioria das pessoas que perderam alguém em tempos de COVID-19, não puderam se despedir, pois o ente querido foi às pressas para o hospital. Além disso, muitas vezes nem a vídeo chamada foi possível.
Na clínica eu vejo que isso tem efeitos, que existe sim uma dificuldade de aceitar a perda.
Culpa por não estar junto
Muitos enlutados se sentem culpados por não ter estado lá junto na hora que a pessoa mais precisou, por não ter proporcionado um ritual/um enterro adequado. Isso torna sim o luto mais difícil.
Mas não é a tua culpa. você fez o que estava no teu alcance. Você fez o que conseguiu fazer naquele momento.
Culpa por não ter falado o que gostaria
Muitas pessoas pensam: poderia ter falado que amava mais; poderia ter demonstrado mais; abraçado mais antes ao longo da vida. Mas, vocês tinham uma história e a pessoa sabia o quanto você amava ela.
O dia-a-dia, os gestos falam e valem muito mais do que grandes demonstrações de afeto. Será que isso não conta nada? Todos nos somos humanos, erramos. Nenhuma relação vai ser perfeita e você cometeu erros com a pessoa sim e ela também errou com você.
Vai adiantar ficar se culpando por algo que, no fundo, você sabe que a pessoa sabia? Ela sabia que você a amava.
Como lidar com o luto por COVID-19?
Infelizmente a pandemia está longe de acabar e todas as perdas, inclusive as que não foram por covid-19, sofreram transformações.
Existem outros tipos de rituais de despedida, que não substituem os tradicionais, mas já ajudam.
Exemplos: Você pode escrever uma carta de agradecimento, falando pelo que você sente grato a pessoa e o que você aprendeu com ela ao longo da tua vida. Pode também escrever uma carta de perdão ou de despedida. Depois, queime ou enterre a carta.
Outra opção é acender uma vela e falar o que gostaria de ter falado para a pessoa.
E, não adianta, não existe uma pílula, um remédio que vai te impedir de sofrer e que vai te dizer exatamente como lidar com o luto por covid-19. Nesse momento de dor, permita-se sentir.
Aos poucos vai se permitindo também se fortalecer e cuidar de você.
Se perceber que não está dando conta, procure um psicólogo. Invista em você. Você merece ficar bem e não precisa dar conta de tudo sozinha.
Esse post vez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, CLIQUE AQUI.
Deixe um comentário