Como a Psicoterapia focada no luto ajuda?

Tempo de leitura: 2 min

em 23 de julho de 2021

ME SIGA NO INSTAGRAM

Siga no Instagram para ter acesso a mais conteúdo, postagens diárias

Compartilhe agora mesmo:

Eu sei que é possível voltar a viver depois de uma perda. Como psicóloga que atende diariamente pacientes que estão passando por uma perda através da modalidade online (vídeo chamada pelo WhatsApp, Skype ou Google Meet) eu vejo as transformações e os passos de cada um.

Mas, é um processo que requer doses de paciência consigo mesmo, amor próprio e compaixão pela sua história. Você bem sabe que não vai ser de um dia para o outro. É de passo em passo que é possível ficar bem.

Eu sei também que têm muitas feridas e dor na tua história. Sei também que não tem como apagar o que você já viveu. Mas é possível sim se fortalecer.

Assim, vou explicar para você 6 motivos para você iniciar a sua terapia, pois sei que ela tem muito a lhe ajudar a enfrentar esse momento:

1) Espaço seguro sem julgamentos

A psicoterapia é um espaço seguro e com muito acolhimento onde você pode permitir-se falar sem nenhum julgamento e se reconstruir ao longo do processo.

É um lugar para você se reorganizar/remendar os pedaços que ficaram e aos poucos ir se redescobrindo para continuar vivendo.

Mesmo que um pedaço de você não está mais aqui e que a falta vai sempre existir, você pode sim aprender a conviver, se fortalecer e se autoconhecer para seguir.

2) O psicólogo que trabalha com pacientes em luto vai te ajudar a dar voz aos teus sentimentos

O psicólogo que tem experiência, estudo e formação para entender situações de luto vai te ajudar a dar voz, entender, aceitar o que você está sentindo e aos poucos vai te ajudar a se fortalecer para conseguir continuar.

Ou seja, não tenha vergonha de chorar.

Existe uma ciência por trás dos atendimentos e o psicólogo vai estar com você nesse processo tão difícil que é perder alguém.

3) Psicoterapia é sobre a vida

O objetivo não é esquecer a perda e nem nunca mais sofrer, chorar e sentir o vazio, mas é olhar para você e para a sua história com mais leveza, acolhimento e autoconhecimento. Psicoterapia é sobre a vida.

4) Amor próprio

Aprender a ser mais acolhedora e compreensiva com você e com a sua história; amar-se apesar de todas as suas dificuldades. É nesse movimento que é possível aos poucos encontrar caminhos para continuar.

Concluindo o artigo: como a Psicoterapia focada no luto ajuda

É por isso que a psicoterapia é um lugar de acolhimento desta tua história, sem julgamentos. Ao dar voz e entender o que está sentindo é possível sim viver e olhar para a tua história com mais leveza.

Mas, essa ferida vai continuar existindo e você vai permanecer lembrando do que aconteceu e, inclusive a dor e o choro as vezes vão aparecer. Porém, isso não vai te paralisar por completa e te impedir de voltar a olhar para você.

 

Esse post vez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse.

E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.

 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

ME SIGA NO INSTAGRAM

Siga no Instagram para ter acesso a mais conteúdo, postagens diárias