Pergunta clássica. Todos que perderam alguém muito querido se perguntam: quanto tempo dura o luto? Será que essa dor dilacerante um dia passa?
O fato é: não dá para evitar sentir a perda. É uma história; é uma vida juntos.
Mesmo que o amor e o vínculo vão continuar ecoando para sempre na tua vida e que o luto é o preço pago pelo amor, passar uma vida sofrendo uma dor dilacerante e desistir de você não é sinônimo de amar mais.
É por isso que, antes de responder essa pergunta, é importante você ter em mente algumas coisas:
Aceitar a realidade da perda
A primeira coisa que te derruba no luto é conseguir admiti-lo. A ideia parece não entrar na cabeça; é difícil de processar. Como é possível alguém que estava aqui há um minuto e agora não está? Onde será que ela foi?
O luto foge as possibilidades de entendimento completo. Afinal, ninguém entende direito o que é a finitude e a vida. São conceitos abstratos que fazem parte que qualquer existência humana. O que não conseguimos ver é difícil, é por isso que o processo do luto passa pelo sentir.
Às vezes existe o sentimento de que tudo isso não passa de um sonho. Elaborar a realidade da perda é custoso. Não é de uma hora para outra.
Inclusive é um processo onde em alguns momentos você aceita e entende o que aconteceu. Em outros momentos, os questionamentos e as dúvidas aparecem.
No fundo, você sabe que infelizmente não tem mais o que fazer. Mas, você permitir-se aos poucos elaborar a realidade da perda.
É por isso que cada um tem o seu tempo para internalizar e entender o que aconteceu. Não é só aceitar a realidade da perda, é também aceitar e processar que precisa continuar a sua história. Você bem sabe que esse processo é um passo de cada vez.
Se reinventar e descobrir quem você é depois de uma perda
Uma parte de você se foi. Mas, a dor dilacerante do luto precisa ir diminuindo com o tempo. O tempo aqui diz sobre como você vai se permitido cuidar de você.
Se reinventar e descobrir quem você é depois de uma perda, o que gosta de fazer e o que ainda faz sentido na tua vida.
O luto de alguém tão próximo faz com que as pessoas se questionem sobre a sua vida e sobre o que vai ser agora para frente. Além disso, planos acabam sendo repensados, pois todos os sonhos e objetivos para o futuro incluíam aquela pessoa.
Subjetividade
Cada pessoa tem uma forma diferente de lidar e de interpretar as coisas. Cada uma tem uma história de vida diferente. Então, quanto tempo dura o luto –a dor mais intensa- é algo relativo.
Para finalizar: quanto tempo dura o luto?
Quando está muito difícil de lidar com tudo sozinha, o primeiro passo que você pode dar é entender que precisa de ajuda de um psicólogo. Você é humana, tem as tuas falhas, angústias e medos. Nem sempre vai conseguir dar conta de tudo sozinha.
Esse post vez sentido para você? Então aproveita e me segue no instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.
Deixe um comentário