São muitas histórias, lembranças, amor e afeto. É e sempre vai ser uma relação de proteção, segurança e amparo. Como lidar com a perda da mãe/pai? Como lidar com essa falta e com essa sensação de buraco que jamais será preenchido?
Só você sabe o quanto a sua mãe/pai faz falta
Desentendimentos são impossíveis de não existir, pois isso faz parte de toda relação humana. Foque mais nas lembranças e momentos bons que tiveram juntos.
O laço entre vocês é único e eterno. Quando for envelhecendo pode ter certeza que as memórias de afeto vão continuar existindo e o que você aprendeu com a tua mãe/pai você vai levar para a vida inteira.
Sabe aquelas memórias de infância que te trazem um sentimento de nostalgia e que te teletransportam para um momento de paz?
Acho que até cheiros e sabores devem vir na tua mente quando você lembra da tua mãe/pai. Aquela comida que automaticamente recorda esta pessoa especial; aquele cheiro que só a casa dos nossos pais tem.
É a tal da saudade que vai te acompanhar para a vida.
Sentimento de que poderia ter feito mais
Quando um adulto perde a mãe ou o pai ele sente que poderia ter feito algo a mais. Os pais foram aqueles quem cuidaram e estiveram ao seu lado ao longo da vida.
Por isso que existe um sentimento de que agora seria o seu momento de retribuir o cuidado.
Assim, normalmente após a morte da mãe ou do pai permanecem sentimentos contraditórios.
Muitas vezes você se pergunta se poderia ter feito algo para amenizar a dor da mãe/pai. Pode existir também uma culpa por não ter expressado todo o amor e gratidão ou se culpam por algum outro motivo.
Nesses casos, lembre-se que: você fez tudo que poderia ter feito naquele momento, com as informações e com o pensamento que tinha na época.
É fácil nos julgarmos por que fizemos ou deixamos de fazer no passado se não estávamos preparados para isso naquele momento.
Não há como mudar o que foi falado e o que não foi falado. O que é possível fazer é entender que você agiu da melhor maneira possível naquele momento e a sua mãe/pai sabia muito bem do amor que tinha por eles, pois os pais sentem essas coisas.
É aquele velho ditado, os pais sabem das coisas…
Não existe uma resposta pronta para lidar com a perda da mãe/pai
Cada pessoa passa por um processo de luto diferente. Então, não compare o teu processo e não queira enquadrá-lo em uma linha reta, pois terão dias mais nebulosos que outros.
Lidar com a perda da mãe/pai é permitir-se sentir e chorar. Mas é também aprender a lidar com o que está sentindo e também aos poucos buscar formas de se fortalecer.
Além disso, fale sobre sua mãe/pai, faça pequenas homenagens a ela/ele, relembre os momentos bons e assuma a saudade e a dor que sente.
Verbalizar dá espaço para entrar em contato com os sentimentos e dar novos sentidos para eles. Falar sobre o que você está sentindo é a melhor maneira para lidar com a perda da mãe/pai.
Lidar com a perda da mãe/pai: finalizando o assunto
Se perceber que você não está conseguindo dar conta de tamanha dor é importante iniciar a psicoterapia com um psicólogo que seja especializado em atendimentos com enlutados.
Esse post vez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.
Deixe um comentário