A notícia e a dor da perda de alguém que amamos é devastador, nos deixa sem chão. A questão é que ninguém está preparado para esse momento e pensar sobre como ajudar alguém que está em luto torna-se fundamental.
Como o luto e a morte são tabus para a nossa sociedade não fomos ensinados a acolher e a amparar aqueles que estão passando por esse momento difícil. Por isso, precisamos falar sobre educação para o luto.
O que não fazer para ajudar alguém em luto?
Não existem palavras ou gestos obrigatórios. Até porque, frases que as pessoas costumam dizer como “seja forte”, “estava na hora dele (a) partir” e “Deus quis assim” são frases que muita gente costuma usar, mas que são extremamente dolorosas para o enlutado.
Assim, não tente falar grandes frases de efeito. Você não ia querer ouvir isso, não é?
Não é justo pedir para a pessoa ser forte, ela está passando por um momento extremamente doloroso.
É melhor que ela sinta do que ela finja que nada está acontecendo. Se a dor não é expressada ela volta através de sintomas a exemplo de dores no corpo, distúrbios alimentares e insônia.
Também não é adequado falar que “estava na hora dele (a) de partir” e nem que “Deus quis assim”, pois pode gerar um sentimento de revolta ainda mais intenso.
Como ajudar alguém em luto?
Para acolher alguém em luto é necessário sensibilidade e empatia. Cuide as palavras que você vai usar. Na maioria das vezes o silêncio ajuda muito mais do que muitas frases que as pessoas costumam usar.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é mostrar ou dizer que se ela precisar de qualquer coisa e se a pessoa precisar de alguém para conversar ou um ombro amigo, é só te chamar.
O básico é a melhor forma de acolher alguém que está passando por um momento difícil.
Se quiser fazer alguma coisa você pode levar uma comida mais leve e prática. Quando se perde alguém lembrar de comer alguma coisa não é uma prioridade. Isso pode ser um gesto de cuidado diante da dor do outro.
E lembre-se: o mais importante não é você falar.
Se realmente quer ajudar, esteja presente, dê apoio, acolha e inclusive dê espaço para a pessoa, pois nesse momento ela também quer ter o seu momento sozinha.
Quando eu sei se preciso ajudar mais? Que o luto se tornou complicado?
Fique atendo a intensidade, a frequência e a adequação do sofrimento da pessoa.
Ou seja, no início é tudo muito intenso, mas se você perceber que ela aos poucos não está conseguindo se fortalecer, é necessário buscar ajuda de um psicólogo especializado em atendimentos com enlutados.
Outro indicativo que é necessário buscar ajuda é se você notar que a pessoa não está conseguindo se readequar a rotina.
Esse post vez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.
Deixe um comentário