Como psicóloga, vejo que não existe uma regra para ressignificar o luto que sirva para todos, mas existem quatro coisas que são importantes todo enlutado vivenciar.
1) Não existe uma formula mágica para ressignificar o luto
Você é único nesse mundo. Mesmo que existem pessoas que também estão passando pelo luto, você tinha uma relação única com a pessoa que perdeu.
Ou seja, o teu processo e a forma com que você vai interpretar e viver a perda será diferente.
Inclusive, terão dias que serão mais complicados e dolorosos que os outros para você. Não se culpe. Não estar bem também faz parte do processo.
Porém, não desista de você.
2) Permita-se sentir, sofrer e chorar
Não adianta, não existe uma pílula, um remédio que vai te impedir de sofrer. Uma vez uma pessoa me disse que receitaram para ela um medicamento que iria fazer ela lembrar menos da perda. Isso não existe.
Permita-se sentir, sofrer e chorar. Não existe cura para o sofrimento psíquico humano que o remédio possa proporcionar. E mesmo que existisse, o luto não é uma doença a ser curada.
O luto é uma situação dolorosa que precisa ser compreendida e expressada, pois os sentimentos existem e eles não podem ser negados.
Vejo que muita gente tenta fingir que a pessoa foi viajar, que logo volta para tentar amenizar a dor, mas isso não resolve. Se não estiver dando conta dessa dor, comece a psicoterapia.
A dor continua ai, inclusive ela vem bem mais forte através de sintomas corporais como insônia, dificuldade de concentração, ansiedade com a comida e, entre outros.
3) Permita-se se fortalecer e cuidar de você
Não da só para eu te incentivar aqui a ficar na dor o tempo inteiro. “Como ressignificar o luto” vai além de tudo isso que falei até agora.
Também quero te incentivar a dar pequenos passos. Se você der um passo enorme, vai cair com tudo.
Mas se você for aos poucos fazendo algo por você, seja uma caminhada, uma comida que você gosta, olhar uma série, passar um creme do no rosto, ir no sol… Qualquer coisa, a mais pequena que você conseguir, faça.
Faca o que você conseguir no momento, aos poucos você vai aumentando o grau. E se às vezes não quiser fazer nada, está tudo bem. Mas se comprometa com você amanhã.
4) Psicoterapia
Se você percebeu que nesses três primeiros passos você não vai dar conta e não sabe como resinificar o luto sozinha, busque ajuda de um psicólogo ou psicóloga de sua confiança.
Inclusive, o teu trabalho, as tuas responsabilidades te demandam coisas.
Invista em você, na tua vida. Aceite as tuas limitações, você não precisa dar conta de tudo sozinha. Você não precisa passar por isso sozinha.
Para finalizar o como ressignificar o luto
Cada um vai viver e sentir esses passos de forma diferente. Não tente comparar o teu processo com o de outra pessoa.
Além disso, silenciar o luto não resolve, não minimiza a dor de ninguém, não faz ninguém sofrer menos. É bem mais provável que exista um efeito inverso: não falar sobre isso pode gerar muito mais sofrimento.
Permita-se.
Esse post fez sentido para você? Então aproveita e me segue no Instagram @psicologapatriciafeiten. Lá eu posto diariamente conteúdos como esse que vão te ajudar.
E se você quiser saber mais sobre psicoterapia, clique aqui.
Deixe um comentário